segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CODEC

O mais popular CODEC de estéreo é o MPEG-1 Audio Layer 3, que é mais conhecido como MP3. O MPEG-2, para multicanal 5.1, criou uma atualização para AAC (Advanced Audio Coding), tornando-se incompatível com o MP3. O MPEG-4 AAC disponíveis para até 48 canais, bem flexível, possui escalabilidade e outras ferramentas, podendo assim adequar à aplicação e/ou aparelho. FLAC (Free Lossless Audio Codec), é um formato aberto de compressão de áudio sem perda.

O Dolby Digital AC-3, é o mais conhecido CODEC de multicanal 5.1, por ter uma alta compactação com pouca perda e baixa taxa de transferência, é muito utilizado em filmes (consegue colocar na própria trilha sonora) e DVD (consegue adicionar extras no mesmo DVD). Dolby Digital-EX é para 6.1 matricial. Já o DTS (Digital Theater System), tem bem menos perda, mas uma alta taxa de transferência, por isso é menos utilizado em filmes e DVD, apesar da sua qualidade. DTS-ES é para 6.1 canais, podendo ser matricial ou discreto.


Para blu-ray, existem, além do LPCM multicanal 5.1 (sem compressão), o Dolby Digital Plus (Lossy - com perda), Dolby True HD (Loss less - sem perda), DTS-HD High Resolution Audio (Lossy) e DTS-HD Master Audio (Loss less). Podendo chegar no caso de Loss Less, a 7.1 canais com a amostragem de 96KHz/24bit ou 5.1 canais com a amostragem de 192KHz/24bit. No caso do DTS-HD Master Audio, a taxa de transferência pode chegar a 24.5Mbps (VBR-Variable Bit Rate). Na tecnologia Loss Less, afirmam que conseguem fazer a descompressão, exatamente como era antes da compressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário